sexta-feira, 30 de março de 2012

O novo Mandela


31/3/2012, Uri Avnery, Gush Shalon [Bloco da Paz]
"The New Mandela
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


Uri Avnery
Máruan Barghúti falou firme e forte, na 5ª-feira. Depois de longo silêncio, chega agora a sua mensagem, enviada da prisão.

A ouvidos israelenses, não é mensagem que soe agradável. Mas a ouvidos palestinos e árabes em geral, faz pleno sentido. A mensagem de Barghúti pode bem tornar-se o novo programa do movimento palestino de libertação.

Conheci Barghúti no auge do otimismo pós-Oslo. Ele emergia como líder de uma nova geração palestina, jovens ativistas, mulheres e homens, forjados e amadurecidos na 1ª Intifada. É homem pequeno de estatura, de grande personalidade. Quando o encontrei, já era o líder da Tanzin ("organização"), o grupo jovem do movimento Fáteh.

O tópico de nossas conversas era, então, a organização de manifestações e ações não violentas, baseadas em estreita cooperação entre grupos pacifistas palestinos e israelenses. Nosso objetivo era a paz entre Israel e o novo Estado da Palestina.

Quando o processo de Oslo morreu, com os assassinatos de Yitzhak Rabin e de Iássir Árafate, Máruan e sua organização passaram a ser alvos vivos. Sucessivos líderes israelenses – Binyamin Netanyahu, Ehud Barak e Ariel Sharon – decidiram por fim à agenda dos Dois Estados. Na brutal "Operação Escudo Defensivo" (lançada pelo Ministro da Defesa Shaul Mofaz, novo chefe do Partido Kadima), a Autoridade Palestina foi atacada, seus serviços destruídos e muitos de seus ativistas presos.

Máruan Barghúti
Máruan Barghúti foi levado a julgamento. Alegava-se que, como líder da Tanzim, fora responsável por vários ataques "terroristas" em Israel. O seu julgamento foi uma farsa, lembrando mais uma arena romana de gladiadores que um processo judicial, com a sala cheia de direitistas ululantes, que se apresentavam como "vítimas do terrorismo". Membros do Bloco da Paz [Gush Shalom] protestaram contra o julgamento dentro do edifício do tribunal, mas não permitiram que nos aproximássemos do réu.

Máruan recebeu cinco sentenças de prisão perpétua. A fotografia em que aparece com as mãos algemadas erguidas sobre a cabeça tornou-se ícone nacional palestino. Quando visitei sua família em Ramállah, a fotografia lá estava, emoldurada, numa parede da sala-de-estar.

Na prisão, Máruan Barghúti foi imediatamente reconhecido como líder de todos os prisioneiros ligados ao Fáteh. E é respeitado também pelos ativistas do Hamás. Juntos, os líderes aprisionados das duas facções tornaram públicas várias declarações de apelo à unidade palestina e à reconciliação. Foram distribuídas fora da prisão e recebidas com admiração e respeito.

(Outros membros da numerosa família Barghúti, a propósito, desempenham importantes papéis na cena palestina, num amplo espectro que vai de moderados a extremistas. Um deles é Mustápha Barghúti [1], médico, líder de um grupo palestino com muitas conexões no exterior, com quem me encontro regularmente nas demonstrações de Bílin e alhures. Uma vez, brinquei que sempre choramos quando nos vemos... por causa do gás lacrimogêneo. A família tem raízes num grupo de aldeias ao norte de Jerusalém).

Hoje, Máruan Barghúti é considerado o mais importante candidato a líder do Fáteh e a presidente da Autoridade Palestina, depois de Máhmude Ábbas: é das poucas personalidades em torno da qual todos os palestinos, do Fáteh ou do Hamás, podem unir-se.

Depois da captura do soldado israelense Gilad Shalit, quando se discutia sobre a troca de prisioneiros, o Hamás pôs Máruan Barghúti na cabeça da lista dos prisioneiros palestinos cuja soltura era pedida em troca do soldado Gilad. Foi gesto incomum, de vez que Máruan pertencia à facção rival, que o Hamás rejeitava publicamente (e asperamente).

Mas foi o primeiro nome a ser cortado da lista pelo governo israelense, que se manteve inflexível. Quando Shalit foi enfim libertado, Máruan continuou na prisão. Obviamente, ele é tido como mais perigoso que centenas de "terroristas" do Hamás, que têm "sangue nas mãos".

Por quê?

Os mais cínicos responderiam: porque Máruan quer a paz. Porque está associado à Solução Dois Estados. Porque pode unificar o povo palestino em torno de tal propósito. Todas essas são ótimas razões para que qualquer Netanyahu o mantenha atrás das grades.

Afinal, o que Máruan disse ao seu povo esta semana?

É bem visível que sua atitude endureceu. Pode-se portanto pressupor que endureceu também a atitude dos palestinos em geral.

Máruan convoca para uma 3ª Intifada, levante não violento de massas, no espírito da Primavera Árabe.

O Manifesto é rejeição clara e direta da política de Máhmude Ábbas, que mantém limitada, mas importante, cooperação com as autoridades israelenses de ocupação. Máruan pede ruptura total com quaisquer formas de cooperação, econômicas, militares ou outras.

Ponto focal dessa cooperação a ser rompida é a colaboração no dia-a-dia dos serviços de segurança palestinos (treinados pelos norte-americanos) com as forças de ocupação israelenses. Esse arranjo efetivamente pôs fim a ataques palestinos violentos nos territórios ocupados e em Israel. Mas, na prática, garante a segurança dos crescentes assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Máruan também clama por boicote total de Israel, em todo o mundo, das instituições israelenses e de produtos dos territórios ocupados. Produtos israelenses devem desaparecer das lojas na Cisjordânia.

Ao mesmo tempo, Máruan advoga um fim oficial para a farsa das "negociações de paz". A expressão, a propósito, já é tabu entre direitistas e, também, entre a maioria dos "esquerdistas". Politicamente, é veneno. Máruan propõe oficializar a total ausência de qualquer negociação de paz. Basta de conversações internacionais sobre "reviver o processo de paz". Basta de correria em volta de personagens ridículos, como Tony Blair. Basta de anúncios feitos por Hillary Clinton e Catherine Ashton. Basta de declarações vazias do "Quarteto". Visto que o governo israelense abandonou claramente a Solução Dois Estados – de fato, jamais a aceitou realmente – insistir nessa reivindicação fragiliza a luta dos palestinos.

Em vez dessa hipocrisia generalizada, Máruan propõe renovar a batalha nas Nações Unidas. Primeiro, requerer outra vez ao Conselho de Segurança que acolha a Palestina como estado-membro da ONU, desafiando os EUA a ter de usar o seu veto solitário contra praticamente o mundo inteiro. Depois de o requerimento dos palestinos ser rejeitado no Conselho, como provavelmente será rejeitado pelo veto dos EUA, recorrer à Assembleia Geral, onde a vasta maioria votará a favor. Embora a decisão da Assembleia Geral não seja vinculante, ela demonstrará que a liberdade da Palestina conta com o apoio massivo da família das nações; o que isolará ainda mais Israel (e os EUA).

Paralelamente a esse curso de ação, Máruan insiste na unidade palestina; nessa direção, aplica sua considerável força de pressão moral sobre o Fáteh e o Hamás.

Em suma, Máruan Barghúti desistiu de esperar alcançar a liberdade palestina mediante cooperação com Israel, mesmo com forças israelenses de oposição. Já não se fala de aliança com o movimento pacifista israelense. "Normalização" tornou-se palavrão.

Essas ideias não são novas, mas, vindas agora do prisioneiro palestino n. 1, do mais importante candidato à sucessão de Máhmude Ábbas, do herói das massas palestinas, significa uma reviravolta na direção de ação mais militante, em substância e tom.

Máruan permanece orientado na direção da paz – o que deixou claro quando, em rara aparição recente no tribunal israelense, declarou a jornalistas israelenses que continua a apoiar a Solução Dois Estados. Também está comprometido com ação não violenta, depois de concluir que os ataques violentos do ano passado prejudicaram a causa palestina, mais do que a fizeram avançar.

Máruan quer o fim do gradual e sempre indesejável deslizamento da Autoridade Palestina em direção a um colaboracionismo de estilo Vichy, ao mesmo tempo em que permanece intocável a expansão da "empresa assentamento" israelense.

Não por acaso, Máruan divulgou seu Manifesto na véspera do "Dia da Terra", 6ª-feira, 30 de março, a data mundial de protesto contra a ocupação israelense na Palestina.

O "Dia da Terra" marca evento de 1976, de protesto contra a decisão do governo israelense de desapropriar enormes extensões de terra pertencentes a árabes na Galileia e em outras partes. O exército de Israel atirou contra os manifestantes, matando seis deles.

No dia seguinte, dois amigos meus e eu próprio pousamos coroas de flores nas sepulturas das vítimas, ato que gerou contra mim explosão de ódio, escárnio e violência que raramente experimentei.

O "Dia da Terra" foi evento-chave para os cidadãos árabes de Israel, tornando-se mais tarde um símbolo para os árabes em toda parte. Este ano, o governo Netanyahu ameaçou atirar em todos que se aproximarem das fronteiras. Poderá bem ser um presságio, ou os primeiros movimentos da 3ª Intifada preconizada por Máruan.

Nos últimos tempos, o mundo parece ter-se desinteressado da Palestina. Tudo parece quieto. Netanyahu conseguiu desviar a atenção do mundo, da Palestina para o Irã. Mas nada em Israel é estático. Enquanto parece que nada está acontecendo, os assentamentos crescem incessantemente, e por isso cresce também o ressentimento dos palestinos, consternados com o que veem.

O Manifesto de Máruan Barghúti, lançado ontem, expressa os sentimentos quase unânimes dos palestinos na Cisjordânia e em toda a parte.

Como no caso de Nelson Mandela na África do Sul do apartheid, o prisioneiro pode ser mais importante que os líderes ativos do lado de fora.
_________________________________

Nota dos tradutores[1] Ver 17/5/2011, redecastorphoto: Mustafa Barghouti, "O acordo Hamas-Fatah, visto por dentro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.