quarta-feira, 7 de março de 2012

ONU: Rússia acusa a Líbia de estar treinando rebeldes sírios


8/3/2012, Press TV, Teerã
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

Vitaly Churkin, embaixador da Rússia na ONU: 
“É completamente inaceitável. Essa prática está minando a estabilidade no Oriente Médio”.

Vitaly Churquin, Embaixador da Russia nas Nações Unidas
O embaixador russo na ONU Vitaly Churkin acusou a Líbia de treinar e armar rebeldes sírios na luta contra o governo do presidente sírio Bashar al-Assad.

O enviado russo fez essa acusação em reunião do Conselho de Segurança ontem, 4ª-feira. 

“Temos informação de que na Líbia, com apoio das autoridades, há um centro especial de treinamento” para rebeldes sírios, “e grupos são mandados de lá à Síria, para atacar o governo legal” – disse Churkin. E acrescentou: “É completamente inaceitável. Essa prática está minando a estabilidade no Oriente Médio”.

A acusação aparece depois que documento recém publicado pelo website Wikileaks revelou que há operações clandestinas em andamento, de forças dos EUA e OTAN, dentro da Síria, contra o governo. 

Na mensagem confidencial agora divulgada, um analista, a serviço da empresa texana Stratfor, diz que, em dezembro do ano passado, participou de reunião no Pentágono na qual ouviu que soldados de EUA/OTAN já estavam em território sírio, dando treinamento a rebeldes armados. 

Na 3ª-feira, o presidente Assad disse que tropas estrangeiras tentavam enfraquecer o governo sírio. 

Desde meados de março de 2011, a Síria enfrenta violência, que já resultou em centenas de mortos, entre os quais muitos soldados e agentes de segurança. 

Damasco culpa “mercenários, sabotadores e grupos terroristas armados” pela agressão, que, para o governo sírio, está sendo orquestrada do exterior. 

Os EUA e vários países ocidentais, entre os quais Grã-Bretanha e França, além de Arábia Saudita, Qatar e Turquia, apoiaram medidas contra o governo sírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre seus comentários com seu nome ou apelido. Não utilize o anonimato. Não serão permitidos comentários com "links" ou que contenham o símbolo @.